terça-feira, 14 de setembro de 2010

O CICLO DO PAVOR (OPERAZIONE PAURA)

A paleta de cores do terror.

Em um pequeno e sinistro vilarejo estranhos acontecimentos perturbam a paz da população, misteriosos assassinatos acontecem quando o sino das ruínas de uma velha igreja começam a soar. Um médico legista é chamado para fazer a autópsia dos corpos e descobrir algo em comum entre as mortes, algo que possa levar a alguma explicação racional dos funestos acontecimentos. Mas este médico não encontrará nenhuma explicação racional, e ele deveria saber disso quando assinou o contrato para atuar em um filme de Mario Bava!
Como bom amante do horror, estava mais do que na hora de escrever sobre o maestro do macabro. Falo sem medo de ser crucificado, Bava está no nível de lendas como Hitchcock e Kubrick, e digo mais, ninguém consegue superá-lo na estética visual, assistir um filme de Bava é uma viagem lisérgica pelo medo, em especial esta jóia aqui chamada O ciclo do Pavor.
O roteiro simples é uma marca registrada de Bava, mas não se enganem, simples é muito diferente de ruim, a simplicidade do roteiro é a tela em branco que permite a Bava criar sua narrativa pictórica para contar a história. Quando a tensão do filme aumenta o espectador é induzido ao medo, cores fortes, o claro, o escuro são usados sem nenhuma preocupação com a realidade, estão ali apenas para a sensação visual do medo, a sensação de assistir O ciclo do pavor é a de estar dentro de um pesadelo, onde o inexplícavel é aceito de forma natural.
 Neste pequeno fragmento do filme é possível conferir um pouco do lirismo e a atmosfera onírica criada pelo maestro do macabro.
Outro aspecto usado para criar a atmosfera macabra é o som, não vi em nenhum filme antecessor a O ciclo do pavor o som ser explorado de forma tão genial, sempre ouvimos um passo a mais do que o protagonista dá, isso nos deixa a sensação de que ele está sendo seguido e sempre nos sentimos ameaçados, ruídos e sons bizarros se mesclam com a música e criam uma sensação proposital de desconforto que nos propícia ao susto, é aquela coisa, um barulho chato que aumenta e se torna cada vez mais chato até que derrepente uma boneca de porcelana sinistra é jogada na sua cara, não tem como não arrepiar nem que seja um só pêlo.
Todo mundo sabe que o Terror e o pornô são estilos que envelhecem com o tempo, mas isso não acontece com O ciclo do pavor, o filme é de 1966 mas continua com a sua essência macabra intácta e é por essas e outras que considero Bava "O" gênio do horror, não vou falar das atuações, e outras caraterísticas técnicas, porque o que me leva a assistir um filme de Mario Bava é justamente por ser de Mario Bava.
PS: Relendo o texto, percebi um discurso ufanista de minha parte, e vou deixar exatamente assim o texto, por que Mario Bava é do caralho!
__
VINA

Trailer


Ficha Técnica:
Título original: Operazione Paura
Direção: Mario Bava
Ano: 1966
País: Itália

17 comentários:

  1. "não tem como não arrepiar nem que seja um só pêlo." UI!!!

    Vina, será q seus pelos não se arrepiaram pelo Dual áudio no primeiro vídeo? hehehehe

    Lendo suas palavras lembrei de uma amiga que me falou certa vez "quem não viu O Exorcista nunca viu filme de terror"... eu ví e achei um lixo... + sua opinião p mim vale mais do q a dela, portanto.. quem sabe eu veja o filme.

    ResponderExcluir
  2. Mario Bava é para poucos, respeito o mesmo, acho o cara foda, principalmente na parte estética do filme, porem não o coloco entre os maiores por não ser completo. Bava é precurssor de uma escola de grandes diretores, e seus traços são nitidos na obra de seus admiradores, mas como ja citei, não é algo para todos!
    e viva o diallooooo

    ResponderExcluir
  3. Sim Cris, AIUEFHIAFEUIAEHF o dual áudio arrepia mesmo, mas foi o único fragmento que achei desta parte do filme já postada no youtube, e na real eu fiquei com muita preguiça de upar este fragmento com o audio original italiano e com legendas, mas farei isso por você fiel leitora!
    Concordo Ogro, e diria mais: Bava é para poucos, por que poucos são para Bava.
    Pouca parte de amantes do cinema se interessam pelo cinema "não-americano", digo amantes do cinema, não chatos que assistem a filme para não gostar dele. Por isso pouca parcela do público não tem nem mesmo acesso a Mario Bava. Se irão gostar ou não, já é outra história; mas acho que pelo menos todos deviam conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Ai ai.. o Vina me respondeu.... melhor q autógrafo até... kkkkk
    E vejam, me respondeu sem me xingar de nada, ou se xingou eu não entendi...

    ResponderExcluir
  5. Ja que o Vina ta bondoso, vou ser o pilantrão que responde.
    Qual o melhor filme de terror que você ja viu mulher, na sua opinião, é óbvio, ja que nesse blog, a aopinião da academia só vale quando a gente quer.
    Se O Exorcista é ruim, sei lá o que é bom!
    E lembre-se, filmes de terror e filmes pornográficos envelhecem (Silvia Saint é eterna).
    Ah, quase passou, MOCORONGA!

    ResponderExcluir
  6. Realmente dizer que exorcista é ruim, é de uma enorme heresia. Talvez você esteja vendo terror de forma errada, o terror não é para nos fazer sentir bem, é exatamente para nos fazer sentir mal, angustiados, com medo, se um filme de terror lhe passa alguma dessas sensações ele é bom, simples assim.
    Mas se nem exorcista ou psicose ou o iluminado a fizerem sentir este tipo de emoção, você merece uma facada no chuveiro!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Vina por medir as palavras comigo. Vamos a guerra OGRO!!!!
    Achei sim o Exorcista um lixo, era para dar medo? Quase morri de tédio vendo aquele treco, se você ficou com “medinho” porque tem toda uma suposta história macabra envolvendo o filme, deveria ter ficado com mais medo vendo “O Corvo”.
    Como já te falei, fiquei com MUITO mais medo do ‘6º Sentido” e até do “Poltergeist” (Carol Anne!!!!)
    Silvia Saint? Vai se catar!
    Vina, eu senti tédio, e tédio significa... tédio. Definitivamente fiquei com medo de “Jogos mortais”, porém, o Ogro quase me bateu hoje de tarde quando falei isso. Psicose e O Iluminado eu não vi, vou ver dai te conto.
    Facada no chuveiro? (ui)
    Ogro, você ainda vai engolir o Mocoronga...

    ResponderExcluir
  8. Jogos mortais não se encaixa no gênero de horror que passa medo, Jogos mortais é aflição, são coisas distintas aflição é originário de filmes como o massacre da serra elétrica de 1974 ou a última casa à esquerda que é uma espécie de thriller sufocante por assim dizer.
    Para você realmente ingressar no gênero de horror recomendo fortemente esses filmes: Os inocentes, Psicose claro, o iluminado e especialmente esta belezinha aqui: A troca (The changeling)de 1980.

    ResponderExcluir
  9. Se você achar A Troca um passeio no parque, vou chama-la de Conan daqui pra frente...
    Medo de Jogos Mortais? Quando acabou o filme vc achou q iam raptar a sua pessoa e cirurgicamente colocar uma chave dentro do seu figado e vc teria que retirar a chave ali, "na raça", para escapar de um grande machado q cairia sobre sua cabeça?
    Fala sério! O máximo q da é angustia, não gostaria de ter alfinetes embaixo da unha, porém não tenho medo disso!
    Saca? Essa é a diferença entre Terror e lixo!

    ResponderExcluir
  10. Aflição é uma boa descrição para o que eu senti rsrsrs
    Hihihi fui procurar “A Troca” e encontrei “A Troca errada”, já achei que você estava tirando uma com a minha cara me recomendando Angelina Jolie...
    Ogro, colocarei “A Troca” em primeiro lugar na fila, e só para constar... eu gostava do Conan... :(
    Fiquei com medo de jogos mortais por não ser nada de sobrenatural, e sim um humano doido fazendo tudo, ah, e não terminei nem de ver a seqüência. Por falar nisso, curto filmes policiais de “Serial Killer”, minha cara né?
    Sobre o que era mesmo o texto do Vina que estávamos discutindo? kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Jogos mortais o primeiro é um puta filme de terror, só que suas continuações são difíceis de engolir, mas como disse ele é um outro genêro do horror, ele nao tem a ver com o ciclo do pavor. Se você gosta de filmes que passem o mesmo tipo de terror que jogos mortais assista O massacre da serra elétrica (1974) de Tobe Hopper.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade eu não achei o filme bom, só fiquei com medo dele, assim como do Sexto Sentido. Estou tentando achar "A Troca" p ver aqui e discutir com vcs.

    ResponderExcluir
  13. Se vc ficou com medo vc achou bom =D esse é o objetivo de um filme de terror.

    ResponderExcluir
  14. Ok, ok, eu jogo a toalha, ponto pro Vina (pro Vina, não pro Ogro) kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Continuo achando Jogos Mortais uma bosta e junto com ele O albergue, que apesar de ser do Eli Roth (por uma letra ele naum é um planeta de uma galáxia muito, muito distante), na minha opinião deixa muito a desejar. Não discuto A Troca, não vejo de novo e muito menos quero saber de fatos relacionados ao filme, to susse de cadeira de rodas...
    Uma Garrafa de fumaça para os senhores deste blog!

    ResponderExcluir
  16. Realmente o filme é ótimo, bem sensorial. Só um Blu-ray para apreciar totalmente este filme.
    A troca também é outro filme excelente.

    Muito legal o blog de vocês. Pena que não atualizam tem um tempinho. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Tempest!
    Estamos trabalhando no blog, mas será em outro formato. Logo teremos novidades para vocês!
    A Troca é um dos que mais da medo de todos. Cadeiras de rodas...

    ResponderExcluir